Começaria este texto citando Guilhermina Lobato Miranda (2007) "Considera-se que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender" .
Tendo surgido nos anos 40 do século XX, o termo de Tecnologias de Informação e Comunicação é extremamente abrangente, não se limitando à parte técnica, mas associando a avaliação dos processos e dos recursos de aprendizagem que conduzem a uma melhor aprendizagem.
A inovação nas
escolas passa pelo uso de equipamentos digitais e pela integração das
Tecnologias de Informação e Comunicação na gestão curricular.
Para além de cada vez mais os docentes utilizarem as TIC de forma a proporcionar um ensino mais em conformidade com os estímulos predominantes na sociedade do século XXI, é necessário que as mesmas façam parte da gestão curricular.
Sabemos de antemão que as TIC são parte da matriz curricular de 7º e 8º ano. São também aplicadas no 1º CEB . Destaca-se neste contexto a Iniciação à Programação no 1º ciclo.
http://erte.dge.mec.pt/iniciacao-programacao-no-1o-ciclo-do-ensino-basico
http://www.dge.mec.pt/iniciacao-programacao-1o-ciclo
No vídeo de Tecnologia e Metodologia, José Pacheco afirma categoricamente que a má utilização das TIC poderá transformar o ensino em algo obsoleto. Se a escola não se alterar de
nada serve as novas tecnologias. O professor tem de ser formado para criar no
aluno a investigação (vontade) e estimular a crítica. Não é suficiente introduzir os computadores e a internet nas escolas para se começar a obter resultados positivos na aprendizagem dos alunos.
É preciso torná-la efectiva de modo a que estas novas ferramentas possam apoiar a aquisição de conhecimento disciplinar significativo
Muitas vezes quando afirmamos que os docentes estão a inovar-se e que já utilizam as TIC na sua sala de aula é apenas porque os computadores
entram e são usados numa aula à parte, o aluno faz cópias dos trabalhos, ou há
computadores nas escolas e fazem investigação noutras áreas que não para
trabalhos nas escolas.
Embora se reconheça que a utilização das TIC em contexto escolar traz um grande número de vantagens para todos, terá de haver da parte de todos algumas alterações ao modo que são vivenciados e aplicados em contexto escolar . O professor deve promover a pesquisa e a colaboração de todas as disciplinas. Deve incentivar os alunos à interacção e ao debate de ideias, desenvolvendo hábitos e métodos de trabalho e de critica reflexiva esperando-se que o aluno seja capaz de:
- se tornar um cidadão participativo e colaborativo;
- seja co-responsável no seu próprio processo de aprendizagem;
- seja auto-reflexivo;
- seja construtor de conhecimento
- seja um elo na cadeia do desenvolvimento da sociedade a que pertence.
É necessário haver também alterações na perspectiva do docente. As TIc não devem colocar em causa o seu papel enquanto professor, mas devem atribuir-lhe novas funções as quais terão uma relevância especial. Devemos também formar professores de modo a que ganhem confiança nas suas capacidades nesta área. Muitas vezes os docentes sentem-se superados pelos alunos, pois estes demonstram conhecer novas aplicações, novos instrumentos relacionados com as tecnologiuas que colocam os professores numa posição pouco confortável .
o docente deve utilizar esse conhecimento do aluno para ele próprio conhecer - a tal Inteligência colectiva abordada em Candeias (2008).
As técnicas pedagógicas têm obrigatoriamente de se modificar . Não basta utilizar a tecnologia como recurso, deve-se alterar a metodologia.
CANDEIAS, M.I& SILVA, J.A. (2008). A nossa sala de aula já é maior que o planeta Terra! in Educação, Formação e Tecnologias; vol1, pp.142-152. Disponível em http://eft.educom.pt
MIRANDA, Guilhermina Lobato (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, 03,pp.41-50. Consultado em março, 31 em http://sisifo.fpce.ul.pt
